Buscar

Passos básicos de um projetos de eficiência energética (PEE)

Um projeto de eficiência energética, como o próprio nome já diz tem o objetivo de identificar oportunidades de melhoria no aspecto de consumo energético por determinado consumidor. Neste artigo apresentamos os passos básicos para realização de um bom PEE.


O projeto de eficiência energética pode ser aplicado tanto para consumidores residenciais quanto para empresas, e pode abranger toda a instalação ou apenas um aspecto específico como por exemplo iluminação. Independente do escopo do projeto, o passos básicos a serem seguido são:


1) Avaliação energética: É o levantamento das informações referentes ao perfil e comportamento de consumo de energia na unidade consumidora. A avaliação pode ser feita de forma teórica, a partir de informações técnicas e do perfil de uso diário para cada equipamento ou processo ou através da utilização de dispositivos inteligentes capazes de mensurar "on time" o consumo de determinado equipamento ou processo em um período de tempo. A escolha de do método utilizado dependerá das características da unidade consumidora.


2) Oportunidades e Investimento: De posse da avaliação energética, é possível identificar as oportunidades de melhoria, nesta etapa faz-se as especificações técnicas, levantamento de investimento, avaliação de viabilidade técnica e econômica e por fim elaboração de um plano de ações priorizado. É importante dizer que uma oportunidade de melhoria pode ser apenas do aspecto energético, mas pode-se também melhorar algum parâmetro do processo que contribuirá para melhoria do consumo específico.


3) Execução: Uma vez que ações foram definidas, chega-se o momento de implantar as melhorias de acordo com as especificações técnicas, é fundamental que haja o monitoramento e controle da etapa de execução por um profissional capaz de identificar e até antever possíveis problemas.


4) Auditoria e validação dos resultados: Após a execução, deve-se realizar um auditoria, onde a avaliação energética é feita novamente afim de comprovar-se a eficácia das ações implementadas, desta forma garante-se que houve sucesso e os resultado projetados podem ser alcançados.


Seguindo-se os passos básicos é possível se obter grandes resultados tanto do ponto de vista operacional quanto do ponto de vista econômico. Se você deseja saber mais sobre projeto de eficiência energética entre em contato conosco.



9 visualizações

AEG Engenharia 2018

logo_pt_100_192-64-288.png
  • LinkedIn - círculo cinza