Buscar

O Ciclo de adequação à NR12

Atualizado: 9 de Mai de 2018

Neste artigo falaremos do ciclo de adequação a norma regulamentadora NR-12 - Máquinas e equipamentos e como se pode economizar tempo e dinheiro investindo nas etapas iniciais do processo de adequação.


Ciclo de adequação NR-12- Grupo Colabor

A NR-12 talvez seja uma das NR's mais importantes, mas não por ser mais detalhada ou melhor elaborada, e sim pelo fato de que " define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores além de estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas", isto é, sua abrangência é muito ampla envolvendo inúmeras empresas e segmentos e também milhões de funcionários.

O 6 steps do clico de adequação à NR-12

O ciclo de adequação segue 6 passos (conforme imagem proposta pelo grupo colabor), que estão alinhados com a ordem disposta na NR-12 e também baseado em um sequência planejada, que permite as empresas tomarem medidas administrativas e elaborarem o plano de ação de intervenção nas máquinas e equipamentos de maneira priorizada e de acordo coma capacidade de investimento da empresa. O seis passos propostos no ciclo de adequação são:


1) Inventário: Trata-se do registro atualizado de todas as máquinas e equipamentos existentes na instalação da empresa, deve conter informações minimas e suficientes para identificação de qualquer equipamento, principalmente durante a visita de fiscalização de do ministério do trabalho. O inventário corresponde a apenas 1% do investimento total com a adequação a NR-12 mas é fundamental para o processo. Durante a visita de um fiscal, esta é a primeira informação que se é solicitada, e mostra para o mesmo qual o nível de comprometimento da organização com as exigências da NR-12,em outras palavras, o inventário certamente impactará no resultado e nas exigência principalmente quanto aos prazos que serão apontados pelo fiscal. Vale ressaltar também que juntamente com o inventário deve-se apresentar a planta baixa com a localização de cada equipamento.



2) Apreciação de Riscos: A partir do inventário, o profissional devidamente habilitado, poderá fazer a análise e apreciação dos riscos envolvidos em cada máquina e equipamento, é a partir da classificação e criticidade de cada máquina que se elabora o plano de ações priorizados. Usualmente se utiliza a norma NBR ISO 121000 ou NBR 14153 para avaliação dos riscos, e esta etapa do processo corresponde a aproximadamente 2% do investimento total parta adequação à NR-12. O plano de ação resultante desta etapa terá ações que podem ser administrativas, chamadas de medidas administrativas e "operacionais" que de fato corresponde a intervenções na máquina e equipamento afim de promover as medidas necessárias à adequação. A análise apreciação de riscos deve ser devidamente registrado com um A.R.T (Anotação de responsabilidade técnica) na unidade do CREA onde o profissional e a empresa prestadora de serviço é registrada



3) Medidas Administrativas: Trata-se da elaboração de documentação administrativas e procedimental como por exemplo a elaboração de procedimentos, manuais de instruções de todas as máquinas e equipamentos (caso não possua), sinalização de riscos e treinamentos dos envolvidos (gestores e funcionários que operam as máquinas e equipamentos), esta etapa do processo corresponde a 3% do investimento total para adequação à NR-12


4) Projetos: Quando falamos nas ações "operacionais" nos referimos as ações que propriamente irão realizar algum tipo de intervenção física na máquina ou equipamento, trata-se da instalação de algum dispositivo, ou alteração de ligação, por exemplo, mas independente da característica da ação, é fundamental que haja a elaboração de um projeto de engenharia, elaborado por um profissional habilitado, assim garante-se a confiabilidade da solução e também que esta cumprirá seu objetivo no momento em que for executada sem a necessidade de retrabalhos e re-adequações. Esta etapa do processo corresponde a 3% do investimento total para adequação à NR-12.



5) Adequação das máquinas e instalações: É nesta etapa que de fato as coisas acontecem, é neste momento que a maior parte do investimento será aplicada, algo em torno de 90% do valor total do investimento necessário para a adequação à NR-12, por este motivo é tão importante que as etapas anteriores sejam realizadas de maneira adequada, pois irão determinar e otimizar as soluções com melhor custo beneficio e que ao mesmo tempo atenda as necessidades da empresa.


6) Validação: O sexto e último passo refere-se a validação de tudo que se foi realizado nos 5 primeiros steps, neste momento o Eng. de segurança do trabalho faz todas as verificações de conformidade em relação a NR-12 e emite um laudo técnico devidamente registrado com um A.R.T (Anotação de responsabilidade técnica) na unidade do CREA onde o profissional e a empresa prestadora de serviço é registrada, é este documento que confirmará que sua empresa seguiu e cumpriu todos os requisitos normativo e esta adequada conforme a NR-12, esta etapa representa algo em torno de 1% do valor total do investimento.


"Resumo da ópera"

Bom, o que podemos afirmar é que as empresas que seguem estes passos mostram, principalmente para o ministério do trabalho o comprometimento com a segurança de seus trabalhadores, evitando possíveis multas e até uma interdição do seu negócio. Além disso percebemos claramente como a execução dos passos iniciais influenciam o resultado obtido na fase de adequação das máquinas e instalações, economizando tempo de retrabalho e principalmente dinheiro. Nós da AEG Engenharia contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados e contamos com parceiros que são os melhores em sua atuação, isso nos permite lhe oferecer a melhor solução em segurança do trabalho, um solução que será adequada ao seu negócio, potencializando o resultado esperado e com o menor investimento possível. Vamos conversar? entre em contato conosco!

0 visualização

AEG Engenharia 2018

logo_pt_100_192-64-288.png
  • LinkedIn - círculo cinza