Buscar

Manutenção autônoma - Primeiros passos.

Neste artigo abordaremos de forma bem simples o que é a manutenção autônoma, como implementar as ações e os benefícios trazidos por ela para empresas que buscam a maior disponibilidade possível de seus equipamentos.


A manutenção autônoma (Pilar AM - WCM) se caracteriza pelo fato de ser executada pelo próprio operador da máquina e não por um profissional dedicado do setor de manutenção. A ideia central da manutenção autônoma é dar ao operador maior responsabilidade sobre os cuidados com o equipamento tornando o mesmo responsável por algumas das tarefas de manutenção preventiva da máquina.


A equipe de manutenção profissional, é a responsável por corrigir todas as eventuais falhas no caso de uma parada inesperada (corretiva) ou por fazer a intervenção em uma parada programada (preventiva), geralmente estas intervenções são mais detalhadas e exigem maior conhecimento. O que se espera com a manutenção autônoma é que o operador realize tarefas de manutenção de caráter preventivo e de menor complexidade como por exemplo, lubrificação, aperto de parafusos, limpeza e inspeção, contribuindo para melhora do MTBF (Mean Time Between Failure ou tempo médio entre falhas) e ao mesmo sendo capaz de identificar eventuais causadores de falhas tais como um vazamento de óleo.


Implantação da manutenção autônoma

Para que se possa implantar a manutenção autônoma, nós da AEG Engenharia propomos os seguintes steps:


1) Treinamento básico de 5S.

2) Treinamento técnico: Principais componentes e funcionamento das máquinas

3) Limpeza e inspeção inicial da máquinas

4) Eliminação de contaminantes e liberação de áreas inacessíveis

5) Desenvolvimento de procedimentos das tarefas de intervenção e inspeção para cada máquina

6) Implantação assitida das rotinas de intervenção, inspeção e monitoramento

7) Auditoria e validação dos procedimentos.


Obviamente, assim como qualquer outro processo da empresa, a manutenção autônoma deve ser verificada de tempos em tempos através de auditorias internas, o objetivo é verificar a conformidade do processo em relação ao planejado e implantado, se os resultados esperados estão sendo alcançados e principalmente se existe a necessidade de alguma revisão de procedimento. Todas estas ações fazem parte do processo de melhoria contínua que devem ser aplicadas pela empresa.


Quais resultados esperear?

Assim como qualquer outra medida planejada que se adote dentro do processo produtivo, o que se espera são melhoras de resultados operacionais, com a manutenção autônoma esperamos um aumento de disponibilidade das máquinas, redução de custo com manutenção, redução das falhas inesperadas (corretivas), etc... além disso a manutenção autônoma desenvolve o "senso de propriedade" do operador, ele assimila de maneira mais clara a importância do seu papel para o sucesso da organização e passa a se sentir dono daquele processo. Nós da AEG Engenharia temos uma equipe de profissionais com ampla experiência no segmento industrial, desenvolvemos soluções que vão desde o planejamento da manutenção até o treinamento dos seus funcionários. Nossa metodologia se baseia no WCM (Wrold Class Manufacturing) e no RCM (Reliability Centered Maintenace). Se você assim como nós acredita que a manutenção planejada pode fazer a diferença no seu processo, certamente nos daremos muito bem, que tal a gente sentar e conversar? Entre em contato conosco e solicite uma visita.


6 visualizações

AEG Engenharia 2018

logo_pt_100_192-64-288.png
  • LinkedIn - círculo cinza