Buscar

Indicadores de Sustentabilidade - O que são?

Com o cenário atual de desenvolvimento sustentável, a criação de parâmetros para mensurar os impactos ambientais e sociais causados se tornou fundamental. Neste artigo destacaremos dois indicadores de sustentabilidade importantes no Brasil e o benefício do enquadramento tanto para a sociedade quanto para as empresas.


Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável

O desgaste ao meio ambiente causado pelo homem se tornou um risco para o planeta, por isso, termos como sustentabilidade e desenvolvimento sustentável se tornaram cada vez mais recorrentes. A busca por alternativas que visam proteger a natureza se tornou fundamental para a qualidade de vida.


A sustentabilidade se refere a busca o equilíbrio entre o limite ambiental do planeta e a qualidade de vida do homem. Visam alternativas viáveis para a construção de uma sociedade justa e ambientalmente correta.


O termo desenvolvimento sustentável assim como a sustentabilidade tem suas bases no trinômio “economia-sociedade-meio ambiente”. Esse conceito remete a ideia do uso racional dos recursos para garantir a qualidade de vida e minimização dos problemas ambientais. A junção dos termos “desenvolvimento” e “sustentabilidade” visa o equilíbrio entre os interesses sociais, capitalista, econômicos e ambientais.


Para aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável torna-se fundamental estabelecer indicadores, objetivos e metas. Através desses parâmetros é possível avaliar as condições, comparar situações e até mesmo antecipar tendências.


Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis

Dentre os indicadores de desenvolvimento sustentável podemos destacar os Indicadores Ethos. Criado em 1998 pela ONG Ethos Negócios e Responsabilidade Social, composta por empresários e executivos os indicadores são uma ferramenta de autoavaliação e aprendizagem para a incorporação da responsabilidade social e ambiental à gestão e planejamento estratégico do empreendimento.


É composta por um questionário gratuito no qual é possível traçar um relatório sobre as práticas empresariais e compor metas de aprimoramento. O conteúdo do questionário compreende questões de distintos temas como transparência, público interno, meio ambiente, fornecedores, cliente, governo e sociedade.


Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

Iniciativa pioneira na América Latina o Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE trata-se de uma ferramenta de análise comparativa do desempenho das empresas que constam na lista da BMF&Bovespa quanto à sustentabilidade fundamentada na eficiência econômica, equidade ambiental e governança corporativa (transparência, promoção de justiça social, entre outros).


O ISE reflete a saúde da empresa, pois através deste índice pode-se verificar os impactos no endividamento da empresa, bem como a percepção de risco. Além disso, um bom desempenho no ISE torna a empresa uma melhor opção para os fundos de investimento e valoriza as suas ações, pois reflete um bom desenvolvimento sustentável, muito importante em empresas que trabalham diretamente com recursos naturais, por exemplo.


Cada vez mais as práticas sustentáveis são bem vistas pelos clientes, colaboradores e investidores. Pensar e adequar sua empresa é fundamental para o sucesso, além de eficiência e economia traz diferenciais importantes, que são cada vez mais bem vistos pela sociedade. A AEG Negócios e AEG Engenharia tem as soluções para o desenvolvimento sustentável da sua empresa, solicite uma consultoria.

12 visualizações

AEG Engenharia 2018

logo_pt_100_192-64-288.png
  • LinkedIn - círculo cinza