Buscar

3 indicadores para avaliar projetos de eficiência energética

Um projeto é a ferramenta de transição entre a estratégia e a operação de um negócio, em outras palavras, projetos são elaborados e realizados com o único propósito: Atingir os resultados definidos como estratégicos pela empresa. Neste artigo, apresentamos 3 indicadores financeiros que irão lhe auxiliar a selecionar os melhores projetos de eficiência energética para seu negócio.


Quando falamos em projetos de eficiência energética, o que se busca é a redução de consumo de energia para redução de custos operacionais sem comprometer a capacidade de geração de valor (Produção) do negócio. Dentro de uma estrutura empresarial, existem várias formas (projetos) de se obter o resultado esperado, então a pergunta que deve ser respondida pelos tomadores de decisão é qual o (s) melhor (es) projeto (s) ? Aqui na AEG engenharia, utilizamos o Payback simples, o VPL - Valor presente liquido e a TIR (Taxa interna de retorno).


Payback Simples

O payback ou tempo de payback, refere-se ao período de tempo necessário para que um determinado investimento retorne aos cofres da empresa. Ao falar-se em payback simples, desconsidera-se a influência do tempo no valor do dinheiro.

Para exemplificar, um determinado cliente cujo o objetivo estratégico é reduzir seus custos fixos com energia elétrica, deseja avaliar a possibilidade de utilizar um sistema de geração de energia solar fotovoltaica pois, ouviu dizer que estes sistemas podem proporcionar uma economia de até 90% com a conta mensal de energia elétrica. Sabendo- se que o investimento do projeto é de R$ 42.367,00 e a economia mensal gerada no primeiro ano será de 967,66, o payback simples, neste caso é a razão entre o investimento e a a economia mensal, resultando em 44 meses ou 3,7 anos, graficamente:

Perceba que este indicador não indica se o projeto é ou não viável, ele apenas orienta quanto ao retorno do investimento. Para afirmar que trata-se de um projeto viável ou não é necessário comparar com padrões, seja eles internos ou genéricos. Por exemplo, para determinados tipos de projeto de eficiência existem padrões de payback adotados pelo mercado e aceitos com viáveis, estes podem ser utilizados como base de avaliação deste indicador.


VPL - Valor Presente Liquido

O valor presente liquido, é utilizado para avaliar o fluxo de caixa de um projeto no instante "0" ou no tempo presente, ele considera valores negativos (Investimento) e valores positivos (Receitas). Se estamos falando de variação com o tempo então existe uma taxa percentual de desconto que será aplicada ao fluxo de caixa. Utilizando o exemplo do sistema de geração de energia solar fotovoltaica aplicado anteriormente, sabe-se que o sistema tem funcionamento estimado em 25 anos, sendo assim, o VPL será obtido trazendo-se para valor presente todas as economias futuras com taxa pré definida de 1% a.m, somando- se os valores obtidos e subtraindo da soma o valor total de investimento, o resultado é: R$ 39.041,75. Para um investidor, a taxa que se considera para desconto é a taxa na qual deseja-se que o dinheiro seja remunerado, desta forma, um VPL >= 0 torna o projeto viável, pois mesmo que o valor seja 0, ele já foi descontado com a taxa desejada.


TIR - Taxa Interna de Retorno

A taxa interna de retorno, é a taxa que anula o VPL, ou seja é a máxima taxa que pode ser aplicada ao fluxo de caixa e que ainda manterá o projeto viável. No caso do nosso projeto de energia solar, a TIR estimada é de 2,03% a.m. Para a TIR, o critério para aceitação do projeto é que a TIR>= taxa interna aplicada.


Com esses três indicadores é possível avaliar a viabilidade de projetos de eficiência energética e direcionar seu negócio para o caminho correto. Vale a pena salientar que existem outras formas de avaliar um projeto , mas como primeiro passo estes 3 indicadores são suficientes. Nós da AEG Engenharia somos experts em projetos de eficiência energética e estamos preparados para lhe dar todos o suporte desde a análise de viabilidade até a execução dos projetos, entre em contato conosco!


0 visualização

AEG Engenharia 2018

logo_pt_100_192-64-288.png
  • LinkedIn - círculo cinza